O JornalDentistry em 2020-11-17

NEGÓCIOS E MKT

Como criar uma estratégia de marketing para o consultório dentário

Uma estratégia de marketing para o consultório dentário eficiente é construída a partir de três pilares básicos: atendimento, divulgação e preço dos serviços. É importante que saiba que o marketing não tem a ver apenas com a divulgação e que é preciso definir o seu objetivo ao planear uma campanha.

As possibilidades para um campanha eficaz são:

—Aumentar o número de pacientes: foco no volume, e não na qualidade. Risco de conseguir clientes aventureiros, mau pagadores ou que só se interessam pelo preço. 

—Aumentar a lucratividade do consultório dentário: foco em gerar valor para o cliente. Incentivo às idas frequentes ao consultório, envio de comunicados – tudo para consolidar um compromisso do paciente com a sua clínica. 

— Divulgar uma nova clínica : foco em tornar a marca conhecida. Atrair clientes pelos serviços de qualidade (e não por menor preço), fornecendo conteúdo informativo on-line sobre saúde e higiene oral. 

Como desenvolver os três pilares de uma estratégia de marketing para consultório dentário. 

 

Experiência do paciente 

Uma estratégia de marketing dentário não se faz só com divulgação, mas com um conjunto de elementos que é capaz de fazer com que as pessoas das redondezas percebam que tem algo que é útil para elas. 

Nesse conjunto, entram, claro, a divulgação, mas também o preço e a experiência do paciente no consultório. 

Em Medidcina Dentária, zelar pela experiência do paciente é marcar consultas com agilidade, recepcioná-lo com simpatia na clínica, ter um staff treinado e capacitado, fazer um atendimento humanizado e um pós-venda que mantenha o paciente comprometido.

Se o paciente tiver uma experiência especial no consultório, a tendência é que retorne e ainda indique a sua clínica. E aí tocamos num ponto essencial de uma estratégica de marketing dentário, que é o marketing de indicação.

Quando  tem “pacientes divulgadores”, os benefícios são muitos. A começar por conseguir um público segmentado.

Divulgação

Faça com que o seu consultório seja encontrado! Uma estratégia de marketing dentário não está completa sem a divulgação. Pode fazer isso por meios off-line e on-line, dependendo do comportamento do alvo que quiser atingir.

Um passo básico da divulgação é inserir a sua clínica no Google Meu Negócio, uma plataforma gratuita que dá visibilidade à  sua marca. É uma ferramenta fácil de usar e que vai possibilitar que  tenha presença on-line. Vai gerindo a  informações (textos, fotos e vídeos), inserir a localização da clínica o telefone e responder aos comentários.

Outra forma é divulgar seu consultório nas redes sociais, a partir de um perfil comercial. Faça posts patrocinados e crie filtros para localidade (cidade ou bairro) e perfil de usuário para alcançar as pessoas certas para a sua clínica.

Com a página criada, gere conteúdos informativos para o  seu público sobre higiene oral em linguagem clara e acessível ao público geral. Com uma estratégia de marketing para consultório dentário bem definida, as chances de  se tornar uma referência na sua área são grandes.

—Preço

O preço é importante para comunicar a sua proposta de valor ao paciente. Em clínicas populares, por exemplo, os custos dos serviços são coerentes com o que os clientes podem pagar. Já num consultório de luxo, o preço não é visto como um empecilho, uma vez que os pacientes já sabem o que os aguardam e estão dispostos a pagar mais.

A precificação dos serviços do seu consultório precisa levar em consideração algumas variáveis, como:

Custos fixos e variáveis da clínica
O preço da concorrência
Perfil da sua clínica (popular ou luxo)
Experiência profissional adquirida ao longo do tempo

Os custos fixos são o aluguer do imóvel, salário dos funcionários internet, luz e telefone, por exemplo. Os custos variáveis oscilam conforme o número de atendimentos e dizem respeito a materiais utilizados nos diferentes  procedimentos. Quanto mais atendimentos se fizer, maiores serão os gastos.

O perfil da clínica tem a ver com o seu público-alvo.  Os serviços oferecidos têm de estar dentro da expectativa dos seus pacientes. A experiência profissional deve entrar no cálculo de preço porque se dedicou tempo e dinheiro para avançar de patamar de conhecimentos e oferecer uma técnica exclusiva ou um know-how que o concorrente não possui. 

 

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OJD 78 NOVEMBRO 2020

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