O JornalDentistry em 2019-3-26

NEGÓCIOS E MKT

Ensinar Gestão?

Como se ensina gestão? Não existe uma fórmula para tal. Num sentido amplo, a gestão envolve o comportamento dos profissionais e tenta identificar o perfil dos pacientes, o que é muito particular

Gestão não é, definitivamente, um conteúdo que se pode ensinar e ser utilizado por toda a gente. É antes de tudo uma escolha pessoal, é cada um entender o seu próprio universo, com caraterísticas individuais que devem ser analisadas e preservadas. 
Os processos técnicos que a compõem necessitam sim de cuidados e práticas eficazes. São, na maioria das vezes, regidos por leis, tais como os tributários, os de biossegurança, os trabalhistas e os éticos. 
Evidentemente a partir daí começa uma mistura, que parece ter passado por uma batedeira e, antes ainda, por um processador. Estas atitudes não se adequam a todos os perfis de clientes/pacientes e são ferramentas que não se aplicam a todas as equipas. 
A estrutura que pode ter sido construída através de uma filosofia muito particular e orientada desde o projeto inicial da clínica (com um modelo adotado para ser desenvolvido durante a sua vida profissional), o qual não permite direcionamentos que impactem a ponto de alterar as circunstâncias exclusivas e preestabelecidas. 
Considero assustadora a quantidade de pessoas que seguem ensinamentos voltados mais para autoajuda do que para factos relevantes e associados diretamente ao operacional da gestão. A oferta de cursos sem comprovação da sua real utilidade, propósito ou da fidelização dos clientes, cresce a cada dia. Algumas vezes estes são liderados por empreendedores de palco, usurpadores da cátedra, ou aprendizes de uma clínica ainda em construção, em termos de longevidade. Mesmo com pouca experiência, celebram ensinamentos de monges centenários. Marketing superficial e simplista, com respaldo de frases enlatadas. 
É claro que existem muitos profissionais éticos e responsáveis que ministram cursos na área de gestão, os quais devem ser respeitados pelos conteúdos apresentados. 
Entretanto, vamo-nos deparando com muito lixo (que nem seletivo é) promovendo arroubos de doutrina com fórmulas milagrosas. 
É preocupante ver pessoas, aparentemente esclarecidas, presentes nas plateias e, depois, a apoiar estas apresentações piegas, pertinentes a curandeirismos fantasiosos. 
A minha sugestão é: participem de cursos sérios e académicos em instituições que também são íntegras (existem muitas). 
Procurem os profissionais com conhecimento científico e experiência comprovada. 
Aqueles que visam soluções concretas com conexões confirmadas ao presente e, também, projetadas num futuro próximo. 
É necessário muito mais do que entregar resultados, é indispensável trabalhar a organização, o atendimento, o marketing e principalmente as pessoas que fazem parte deste ambiente no dia a dia da clínica. 

 

CURSO DE GESTÃO E INOVAÇÃO EM SAÚDE - 

CURSO TEÓRICO: 16 horas 
PROFESSORES:  Celso Orth e Maria Fachin 
OBJETIVO:  Ajudar numa gestão eficaz da clínica/laboratório, com um direcionamento amplo para a organização, ambiente, pes- soas e marketing de relacionamento. 
—Marketing de Relacionamento, como construir relacionamentos duradouros;                —Redes Sociais - a sua aplicabilidade pode trazer resultados; 

—Gestão de conflitos - como melhorar as relações com a equipa e com os pacientes; —Gestão de custos - o que refletir no orçamento a dar aos pacientes; 
—Uma agenda bem feita pode melhorar a rentabilidade; 
—As experiências dos pacientes;                                                                                                             —Como levar os pacientes a referenciar-nos;                                                                                     —Conceitos que facilitam o retorno dos pacientes; 
LOCAL:  TAGUSPARK Edifício Núcleo Central, 100, 2740-122 Porto Salvo 
VALOR: 700€ (duas pessoas) 


Autor: Dr. Celso Orth - Graduado em Medicina Dentária - UFRGS; MBA em Gestão Empresarial - Fundação Getulio Vargas; Educador Físico - IPARS; Membro Fundador da Academia Brasileira de Odontologia Estética; Membro Honorário da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética; Palestrante de Gestão na Prestação de Serviços na área da saúde; Reabilitador que trabalha em tempo integral na Clínica Orth - Rio Grande do Sul - Brasil.

Para enviar questões e solicitar esclarecimentos: celsoantonioorth@gmail.com 

Recomendado pelos leitores

Formação em Harmonização Facial é a aposta da Oralplan Dental Training Center
NEGÓCIOS E MKT

Formação em Harmonização Facial é a aposta da Oralplan Dental Training Center

LER MAIS

Translate:

OJD 64 JULHO 2019

OJD 64 JULHO 2019

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.