(*) Por Dr. Roberto Caproni em 2014-3-09

TENDÊNCIAS

Marketing de Sáude

O CLIENTE CERTO (*)

Para ter sucesso profissional você deve oferecer os benefícios certos para os clientes certos. Se olhamos para o João vemos que ele é diferente da Maria. Essas diferenças não são apenas físicas, mas também fisiológicas, psíquicas e sociais. Em função dessas diferenças cada um dos seres humanos têm necessidades, desejos e expectativas diferentes em relação aos produtos e serviços. Se você tem alguma dúvida em relação a isso, entre numa farmácia. Nela você vai encontrar shampoos para cabelos lisos, ondulados e crespos, para cabelos oleosos, secos e normais.

(*) Por Dr. Roberto Caproni

A segmentação geográfica é feita quando você escolhe ter um consultório ou clínica num bairro e não no centro de uma cidade. Segmentação demográfica quer dizer escolher atender crianças, adultos ou idosos, ou ainda, escolher entre homens e mulheres. Um ginecologista e obstetra fez segmentação demográfica quando escolheu atender as mulheres em fase reprodutiva, da mesma forma que um Odontopediatra que escolheu atender as crianças. A segmentação psicográfica tem como referência aquilo que a pessoa gostaria de ser e não é. Um bom exemplo é o da mulher obesa que sonha em ser magra. Já a segmentação comportamental tem a ver com as reações do indivíduo ao meio. Existe aquele cliente que age de forma preventiva em relação a sua saúde e aquele que somente procura o médico se tiver uma crise hipertensiva.
Utilizando uma das formas de segmentação, ou o conjunto delas, definimos um Target, isso é, o seu público-alvo. O foco no Target orienta você a oferecer os benefícios certos para os clientes certos.

A intuição é um bom ponto de partida mas é a ciência que propõe soluções verdadeiras e concretas para os nossos problemas. A ciência é intuitiva, dedutiva e indutiva. Da mesma forma que você dominou tão bem os princípios científicos da sua área de atuação, poderá também dominar as bases científicas de gestão e mercado para otimizar os seus resultados. Tenha certeza disso!

Dr. Roberto Caproni.
É graduado em Odontologia e em Administração de Empresas. Pós-graduado em Marketing e Psicologia. Especialista em franquias pela Franchising University. Foi homenageado pela Academia Internacional de Odontologia Integral pelo seu trabalho pioneiro de Marketing Aplicado a Saúde. O best seller Marketing Aplicado à Saúde, lançado em 1994, foi o primeiro livro publicado no mundo abordando os benefícios do marketing para profissionais da área da saúde. Escreve artigos para revistas e jornais publicados em diversos países. Palestrante internacional. Ministra o curso MBA Compacto de gestão e mercado para profissionais da saúde. www.grupocaproni.com

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