O JornalDentistry em 2019-11-14

ARTIGOS

Stressado ao máximo? O sono profundo pode reorganizar o cérebro ansioso

Um novo estudo mostra que uma noite sem dormir pode provocar um aumento de até 30% dos níveis de stresse emocional

Pesquisadores descobriram que o tipo de sono mais apto a acalmar e redefinir o cérebro ansioso é o sono profundo, também conhecido como sono de ondas lentas de movimento ocular não rápido (NREM), um estado no qual as oscilações neurais se tornam altamente sincronizadas e as frequência cardíaca e pressão arterial baixam. 

 

Quando se trata de gerir distúrbios de ansiedade, Macbeth, de William Shakespeare, estava certo quando se referia ao sono como o "bálsamo das mentes feridas". Enquanto uma noite inteira de sono estabiliza as emoções, uma noite sem dormir pode provocar um aumento de até 30% dos níveis de ansiedade, de acordo com uma nova pesquisa da Universidade da Califórnia, Berkeley. 

Pesquisadores da UC Berkeley descobriram que o tipo de sono mais apto a acalmar e redefinir o cérebro ansioso é o sono profundo, também conhecido como sono de ondas lentas sem movimento rápido dos olhos (NREM), um estado no qual as oscilações neurais se tornam altamente sincronizadas e batimentos cardíacos e a pressão arterial baixam. "Identificamos uma nova função do sono profundo, que diminui a ansiedade da noite para o dia reorganizando as conexões no cérebro", disse o autor sénior do estudo, Matthew Walker, professor de neurociência e psicologia da Universidade de Berkeley. "O sono profundo parece ser um ansiolítico natural (inibidor da ansiedade), desde que o tenhamos todas as noites". 

As descobertas, publicadas em novembro, na revista Nature Human Behavior, fornecem um dos mais fortes elos neurais entre sono e ansiedade. Eles também apontam o sono como um remédio natural e não farmacêutico para transtornos de ansiedade, que foram diagnosticados em cerca de 40 milhões de adultos americanos e estão a aumentar entre crianças e adolescentes. 

“O nosso estudo sugere fortemente que o sono insuficiente amplifica os níveis de ansiedade e, inversamente, que o sono profundo ajuda a reduzir esse stresse", disse o um dos autor do estudo, Eti Ben Simon, pós-doutorado no Center for Human Sleep Science da UC Berkeley. 

Numa série de experiências usando ressonância magnética funcional e poli-sonografia, entre outras medidas, Simon e os colegas pesquisadores examinaram o cérebro de 18 jovens adultos enquanto observavam clipes de vídeo emocionantes após uma noite inteira de sono e novamente após uma noite sem dormir. Os níveis de ansiedade foram medidos após cada sessão por meio de um questionário conhecido como inventário de ansiedade com características de estado. 

Depois de uma noite sem dormir, os exames cerebrais mostraram um desligamento do córtex pré-frontal medial, o que normalmente ajuda a manter nossa ansiedade sob controle, enquanto os centros emocionais mais profundos do cérebro estavam hiperactivos. "Sem dormir, é quase como se o cérebro estivesse muito pesado no pedal do acelerador emocional, sem travões suficientes”, disse Walker. 

Após uma noite inteira de sono, durante a qual as ondas cerebrais dos participantes foram medidas por elétrodos colocados nas cabeças, os resultados mostraram que os níveis de ansiedade diminuíram significativamente, especialmente para aqueles que experimentaram mais sono NREM em ondas lentas. 

"O sono profundo restaurou o mecanismo pré-frontal do cérebro que regula as emoções, diminuindo a reatividade emocional e fisiológica e impedindo o aumento da ansiedade", disse Simon. 

Além de medir a conexão sono/ansiedade nos 18 participantes originais do estudo, os pesquisadores replicaram os resultados em um estudo com outros 30 participantes. Em todos os participantes, os resultados novamente mostraram que aqueles que dormiram mais profundamente durante a noite experimentaram os níveis mais baixos de ansiedade no dia seguinte. 

Além disso, além das experiências de laboratório, os pesquisadores realizaram um estudo on-line no qual rastrearam 280 pessoas de todas as idades sobre como os níveis de sono e ansiedade com alterações ao longo de quatro dias consecutivos. 

Os resultados mostraram que a quantidade e a qualidade do sono que os participantes tinham de uma noite para a outra previam o quanto eles se sentiriam ansiosos no dia seguinte. Mesmo mudanças noturnas subtis no sono afetavam os seus níveis de ansiedade. "Pessoas com transtornos de ansiedade costumam relatar ter sono perturbado, mas raramente a melhoria do sono é considerada uma recomendação clínica para diminuir a ansiedade", disse Simon. “O nosso estudo não apenas estabelece uma conexão causal entre sono e ansiedade, mas também identifica o tipo de sono NREM profundo que precisamos para acalmar o cérebro excessivamente ansioso".

A nível social, "as descobertas sugerem que a má qualidade do sono na maioria das nações industrializadas e a acentuada escalada nos transtornos de ansiedade nesses mesmos países talvez não sejam coincidentes, mas causalmente relacionadas", considerou Walker. "A melhor ponte entre desespero e esperança é uma boa noite de sono."

 

Autores:  Matthew Walker e Eti Ben Simon, UC Berkeley.

Co-autores do estudo:   Aubrey Rossi e Allison Harvey,  UC Berkeley.

Fonte:  ScienceDaily/Universidade da Califórnia - Berkeley. 

"Stressed to the max? Deep sleep can rewire the anxious brain"

 

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