O JornalDentistry em 2018-11-21

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BIAL distinguida com Prémio Bartolomeu de Gusmão

BIAL foi agraciada com o Prémio Bartolomeu de Gusmão, na categoria “Inovação Tecnológica”. Este prémio foi atribuído pelo Ministério da Justiça, em colaboração com o Instituto Nacional de Proteção Industrial, e visa reconhecer o mérito de pessoas e instituições que, em Portugal, se destacaram no domínio da Propriedade Industrial.


BIAL é a maior farmacêutica portuguesa e detém os dois únicos medicamentos inovadores desenvolvidos em Portugal: um medicamento para a epilepsia, lançado em 2009 e já comercializado em diversos mercados europeus e nos EUA, e um antiparkinsoniano, aprovado em 2016 e já disponível nas farmácias da Alemanha, Reino Unido, Espanha e Portugal. 
 
Com mais de 12.000 novas moléculas sintetizadas e mais de 1.300 patentes submetidas, de acordo com dados publicados pelo The 2017 EU Industrial RD Investment Scoreboard, BIAL é a empresa portuguesa com maior investimento em Investigação & Desenvolvimento (I&D), ocupando a 445ª posição no ranking das 1000 empresas Europeias que mais investem nesta área. 
 
António Portela, CEO da BIAL, explica que “há 25 anos definimos uma estratégia de longo prazo assente na aposta em I&D. Hoje temos dois medicamentos de investigação própria disponíveis em vários países e um pipeline nas áreas das neurociências e sistema cardiovascular. Este prémio é um tributo aos nossos cerca de mil colaboradores, 77% dos quais têm formação superior e 9% são doutorados. No nosso centro de I&D trabalham mais de uma centena de investigadores de dez nacionalidades. De salientar que na Europa apenas 27 empresas conseguiram na última década produzir medicamentos inovadores. Temos, por isso, um imenso orgulho na nossa equipa e por pertencermos a este grupo”.
 
Nos últimos anos, BIAL tem alocado anualmente, em média, 50 milhões de euros à área de I&D. Em abril do corrente ano, a empresa inaugurou a ampliação do Centro de Investigação & Desenvolvimento, um investimento de cinco milhões de euros que permitirá alargar o número de moléculas inovadoras em que está a trabalhar, mobilizar novos investigadores para o projeto e aumentar a probabilidade de ter novos sucessos terapêuticos. 
 
Paralelamente, a estratégia em inovação tem permitido a BIAL crescer internacionalmente, com destaque para Espanha, Alemanha, Reino Unido e Itália, onde tem filiais, e para os EUA, o segundo mercado internacional da empresa. 
 
Os mercados externos representam já cerca de 70% da faturação do grupo, sendo que em 2010 constituíam apenas 30% do volume de negócios de BIAL.
 

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