JornalDentistry em 2024-3-23

NOTÍCIAS

Montellano celebra meio século de vida

Bernardo Montellano, a terceira geração de administradores da empresa, faz o balanço destes 50 anos de história:

Quais os projetos e apostas para 2024, eventos próprios como a Open House Digital Lab, novas parcerias com fornecedores, a oferta para clínicas e laboratórios, a influência do mercado atual e como as clínicas mais tradicionais se poderão transformar e, como não podia deixar de ser, como está a correr a união com o Grupo Proclinic passado quase um ano.

 

A Montellano, uma empresa portuguesa que atua no setor da medicina dentária desde 1974, líder na distribuição de grandes e pequenos equipamentos para o setor da saúde oral celebra 50 anos de história no mercado nacional. Mas este caminho não foi uma linha reta, como Bernardo Montellano, diretor-geral e neto do fundador, explica neste comunicado.

 

“Hoje podemos olhar para trás com orgulho daquilo que alcançámos. Num mercado tão competitivo, conseguimos encontrar o nosso espaço para crescer e ter a capacidade para permanecer no topo durante tantos anos”, adianta Bernardo Montellano, Diretor-geral da Montellano. Este caminho, explica o responsável, “não foi uma linha reta, mas feito de altos e baixos, onde o sucesso se deveu a duas características que muitas vezes andam dissociadas. Por um lado, a ambição de avançar, chegar a mais clínicas e laboratórios e evoluir de forma contínua para proporcionar mais e melhores serviços aos nossos clientes. Por outro lado, o bom senso - por vezes desvalorizado pelos gestores - de crescer de forma sustentável, aprendendo com os erros, sabendo ser paciente e identificar os momentos certos para crescer”.  

 

Projetos para 2024 e a Open House Digital Lab que está a chegar

Em 2023, apesar da instabilidade verificada em alguns mercados, a Montellano viveu um ano muito positivo. Em 2024, a empresa pretende manter a resiliência e a ambição que a caracteriza e continuar a crescer, sempre fiéis à sua estratégia. Mais do que um fornecedor, a Montellano quer ser um verdadeiro parceiro das clínicas e laboratórios dentários portugueses. 

 

Ao nível dos equipamentos, a empresa pretende manter a liderança de mercado e aumentar o valor acrescentado que entrega aos seus clientes. Para isso, reforçou o seu portfolio com a gama Stern Weber e desenvolveu um novo programa de gestão de manutenções e reparações que permite oferecer um serviço totalmente diferenciador, graças a uma equipa de 10 engenheiros.

 

A equipa de Digital Dental Solutions (DDS&Lab), a área de laboratório da Montellano, foi e continuará a ser reforçada com novos elementos - técnicos e gestores comerciais, totalmente dedicados na venda e formação de equipamentos. Este reforço está a ser feito principalmente no norte do país, região de grande foco para a empresa. Este mês a empresa lançou a primeira edição da revista de promoções de periodicidade bimestral, que contempla equipamentos e consumíveis das mais variadas marcas líderes do mercado.

Em maio, a DDS&Lab vai estar presente no Congresso da APTPD, no Porto, e em junho vai organizar um evento próprio: Open House Digital Lab Montellano, em que irá juntar oradores internacionais e nacionais das mais variadas marcas líderes de mercado e um espaço para exposição de equipamentos de última geração.

 

Mas, a principal aposta de 2024 é na área de consumo, onde a Montellano está focada em proporcionar uma experiência cada vez melhor. Por um lado, é essencial manter níveis de serviço elevados, com entregas rápidas e alta disponibilidade de stock. O Grupo Proclinic tem uma das maiores e mais avançadas plataformas logísticas da europa, o que permite à Montellano dar um serviço de excelência aos seus clientes. Por outro lado, continua a simplificar a vida das clínicas e laboratórios de Portugal, proporcionando uma experiência de compra rápida e totalmente omnicanal. Este ano, a Montellano vai lançar uma nova versão da loja online, que promete muitas novidades. 

 

Montellano, a Proclinic Group company

Embora o investimento se tenha concretizado em 2023, a Montellano e o Grupo Proclinic já têm uma forte ligação há mais de 25 anos com muitos projetos de sucesso vividos em conjunto. Em junho de 2023, quando a Montellano anunciou esta união, destacou como principais mais-valias desta parceria: a partilha de conhecimento, o poder de negociação e a inovação tecnológica. Embora ainda não tenha passado um ano, a empresa afirma que esta experiência tem correspondido totalmente às expetativas. “Um aspeto importante desta parceria, é o facto da Montellano manter a sua filosofia, as suas pessoas, e sobretudo, os seus valores”, adianta o responsável.

 

Novas parcerias com fornecedores

Ao longo destes 50 anos, a Montellano conseguiu criar relações de confiança e duradouras com as maiores marcas a nível mundial, dispondo de um portfolio completo que permite dar respostas a todas as necessidades dos clientes, com soluções integradas de enorme qualidade. Para ser um verdadeiro parceiro das clínicas e laboratórios dentários, a empresa tem de estar na linha da frente da inovação e explorar todas as oportunidades. 

 

Recentemente aumentou o portfólio com a representação exclusiva da SternWeber, uma marca com forte presença em Portugal, que complementa a Anthos nas soluções de cadeiras dentárias da Montellano. “Consolidámos a nossa oferta na área da imagiologia, e alargámos as soluções de workflow digital, reforçando a aposta nos sistemas de impressão e fresagem. Em conjunto com os nossos parceiros, continuamos a apresentar ao mercado as soluções mais avançadas em cada especialidade médica, e a promover a inovação que combine a eficácia dos atos médicos com um maior conforto dos pacientes, como a sedação consciente e os equipamentos de laser, por exemplo”, avança Bernardo Montellano.

 

Mercado atual: de que forma as clínicas dentárias mais tradicionais irão procurar diferenciar-se? E qual a oferta da Montellano?

Nos últimos anos, o mercado português de medicina dentária tem demonstrado uma enorme resiliência. Apesar dos desafios que a Montellano enfrentou (crises financeiras, pandémicas, escassez de materiais e inflação descontrolada), o volume de negócios manteve uma forte tendência positiva, o número de clínicas continua a aumentar e o número de médicos atingiu níveis tão elevados que muitos se vêm obrigados e emigrar.

 

Esta capacidade de superação, aliada aos bons níveis de rentabilidade e à escassez de oferta de serviço público, tem contribuído para atrair o interesse de grandes players para o setor. Para Bernardo Montellano, “é inevitável que este investimento conduza a uma maior concentração do mercado, mas também será interessante ver de que forma as clínicas dentárias mais tradicionais irão reagir e como irão procurar diferenciar-se”.

Integração de sistemas | Automatização de processos | Stock de mais de 150 mil referências

Como parceiro de negócio das clínicas e laboratórios dentários, a Montellano tem um conjunto alargado de soluções que permitem dar reposta às necessidades de todos os clientes. Por exemplo, a capacidade de integrar sistemas e automatizar processos de compra de grandes volumes. A empresa oferece uma elevada disponibilidade de stock de mais de 150 mil referências, permitindo aos clientes concentrar as suas compras num único sítio e simplificar a gestão de fornecedores. Estas são vantagens essenciais para continuar a crescer de forma rentável, sobretudo para clínicas que já atingiram uma dimensão considerável.

Por outro lado, a empresa tem programas muito atrativos para clínicas de menor dimensão, e especialistas com muita experiência para apoiar o seu desenvolvimento, tais como a transição digital, projetos de licenciamento e formação profissional.

 

“A festejar 50 anos de vida, não temos dúvidas em identificar a nossa cultura como um dos principais fatores de sucesso, juntamente com todas as pessoas que a vivem diariamente. Temos um projeto ambicioso pela frente, e enquanto tivermos a capacidade de maximizar aquilo que fazemos bem, e a humildade para aprender e melhorar com a experiência dos outros, temos todas as condições reunidas para continuar a percorrer um caminho de sucesso”, remata o responsável.

 

Sobre a Montellano

A Montellano é uma empresa portuguesa que atua no setor da medicina dentária desde 1974, líder na distribuição de grandes e pequenos equipamentos para o setor da saúde oral. É também considerada como uma das maiores referências nacionais na área de distribuição de medicamentos de anestesia dentária, dispositivos médicos e assistência técnica. A Montellano procura ser a primeira escolha no mercado dentário, posicionando-se como um parceiro de referência que dá resposta a todas as necessidades dos seus clientes.

Em junho de 2023, a Montellano uniu forças com o Grupo Proclinic, fruto de uma parceria de longa data com o seu maior fornecedor. O Grupo Proclinic, com 40 anos de história, e líder em Espanha na distribuição de soluções para o setor da saúde oral, conta com uma presença em mais de 32 países e uma oferta de mais de 100 mil referências de produtos e soluções para para clínicas e laboratórios na Europa.

O Grupo detém um centro logístico automatizado de última geração, com mais de 12 mil metros quadrados, em Zaragoza, e conta com uma forte presença internacional através de uma rede europeia de lojas e-commerce em Portugal, Itália, Alemanha, França e Polónia.

Para mais informações visite www.montellano.pt. 

Recomendado pelos leitores

Cientistas extraem segredos genéticos de dentes com 4.000 anos
NOTÍCIAS

Cientistas extraem segredos genéticos de dentes com 4.000 anos

LER MAIS

“Uma boca feliz é um corpo feliz”
NOTÍCIAS

“Uma boca feliz é um corpo feliz”

LER MAIS

OMS — Saúde oral
NOTÍCIAS

OMS — Saúde oral

LER MAIS

Translate:

OJD 115 MARÇO 2024

OJD 115  MARÇO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.