O JonalDentistry em 2020-2-19

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Infodemia, o novo vírus letal que afeta toda a economia

O coronavírus ou Covid-19 tornou-se o primeiro infodémico de impacto catastrófico. As redes sociais tornaram-se propagadores de informação e desinformação em todo o mundo, propagando-se a velocidades sem precedentes, alimentando pânico, racismo ... e prejudicando seriamente toda a economia.

— “Não há motivos para preocupação", disse Maria Luisa Carcedo, ministra da Saúde de Espanha. Recomendamos que se avance com o Mobile World Congress em Barcelona.

Mas não, pela primeira vez  ignoramos “Nosso Médico". O pânico gerado pela quantidade de desinformação que circulava pelas redes sociais sobre a evolução do Covid-19 levou ao cancelamento do Mobile World Congress, o evento que proporcionaria ao turismo MICE da cidade de Barcelona uma receita de cerca de 477 milhões de euros.

 

Nem o primeiro nem o último

Este não foi o primeiro nem será o último surto viral que enfrentaremos. O futuro também  certamente nos trará outros eventos, como ataques terroristas, infortúnios naturais e outros problemas, que se transformarão em crescente apetite por sensacionalismo e que fornecerão mais ckickbaits a alguns meios de comunicação, ou mesmo a estratégias políticas que se irão aproveitar dessas circunstâncias em  benefício próprio. Algo que sempre existiu e infelizmente sempre  existirá.

De fato, após o cancelamento do Mobile, mais de 100 grandes eventos futuros, mundialmente, começaram a ficar parados. E não apenas eventos, a Suíça, por exemplo, acaba de paralisar a instalação de antenas 5G  em parte devido à pressão da população.

 

Redes Sociais, a ignição da infodemia

O Facebook está a  trabalhar nos últimos dias a contra  relógio para tentar eliminar postagens de conselhos de saúde duvidosos.                                                                        Tencent, o proprietário do WeChat, usou a sua plataforma de verificação para tentar impedir os rumores falsos sobre o coronavírus que circulam na sua plataforma, mas a grande avalanche de conteúdo e desinformação superou todos os esforços coordenados para eliminar todo esse “lixo”.

Memes racistas e  difamações  proliferaram no TikTok e no Facebook. Alguns adolescentes até simularam um diagnóstico de coronavírus para ganhar mais influência nas redes sociais.

Essa toxicidade on-line também foi extrapolada para a interações pessoais. Os asiáticos estão a enfrentar abertamente  racismo e  assédio, os bairros e restaurantes chineses viram os seus negócios serem seriamente prejudicados. Recentemente ouvi na rádio a história do porta-voz da comunidade de wuhanenses baseada em Manchester no Reino unido,uma cidade gémea de Wuham, sobre um pequeno grupo de estudantes que interpelou a sua filha de 10 anos com mensagens e recriminações ameaçadoras, para que ela não voltasse a sair de casa.

 

E agora o que fazer?

Esta situação deve ser um ponto de reflexão para repensar o  futuro, e  as  estratégias para combater a desinformação. Vimos como as grandes plataformas sociais sucumbiram à desinformação e não foram capazes de conter uma histeria global baseada no medo emocional e irracional.

Vamos aprender com os erros e estar preparado para uma segunda, terceira e quarta vaga. Devemos trabalhar num plano de ação para enfrentar uma crise de desinformação, que terá que ser baseada no conhecimento e nas informações corretas. No final, é uma questão de combater o medo do desconhecido e isso só pode ser alcançado com uma boa explicação dos fatos.

E reflita sobre o que está a ser mais letal, o coronavírus ou o pânico global.

 

 Autor: Rafael de Jorge, Marketing e Inovação em Turismo, dirige, coordena e leciona diversos mestrados e pós-graduações universitárias. Palestrante.

Imagens:  Unsplash

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