O JornalDentistry em 2016-7-24

ARTIGOS

A evolução da Medicina Dentária: as tendências atuais e como será no futuro? (Parte 3 de 5)

A evolução da Medicina Dentária: - Principais tendências na formação e educação (Parte 3)

As tendências das novas tecnologias educacionais estão a alterar o modo como acedemos e consumimos informação. A educação está em constante movimento, e é altamente sensível à necessidade de se adquirir novos conhecimentos e atualizações.

Também é  dependente das técnicas e das definições dos que  fornecem novas informação, das suas tendências e preferências atuais. A formação contínua é, ou deveria ser, a base do compromisso profissional da medicina dentária. Aproximadamente 30% dos dentistas procuram  ativamente atualizações para reforçar os seus conhecimentos, utilizando revistas especializadas,  livros,  conferências, palestras, e participações em work shops e programas de atualização. Estas formações permitem aos médicos dentistas oferecer aos seus pacientes as melhores e mais atuais opções de tratamento.

Infelizmente, os 30% tende a ser o mesmo grupo de médicos dentistas ao longo do tempo. Felizmente, as leis e regulamentos de licenciamento exigem que todos os médicos dentistas atualizem os seu conhecimentos, tendo como alvo os 70%  que são menos pró-ativos nas suas atividades educacionais.

Os padrões educacionais estão a mudar por uma variedade de razões. No passado recente, a educação era do domínio exclusivo das instituições académicas de ensino  e dos grandes congressos de medicina dentária. Ao longo das últimas duas décadas, organizações como a American Academy of Cosmetic Dentistry  e a  American Society for Dental Aesthetics têm-se centrado em temas e técnicas de ponta muito mais rapidamente do as  instituições académicas de ensino e em áreas que não estavam disponíveis em outros lugares.

Isso atraiu profissionais que estavam interessados ​​em formação em áreas de tratamento específicos para os poder aplicar nos seus pacientes. A ascensão de reuniões especiais e focadas em áreas como a cosmética, ortodontia, implantes, apnéia do sono, etc. tem sido um testemunho de médicos dentistas que procuram expandir os seus horizontes. Os grandes congressos são susceptíveis de continuar a declinar lentamente até que reinventem  a sua mensagem o que acontece  a cada 10 a 20 anos. Os eventos menores, mais focado com reuniões com informação mais objetiva,  são propensos a manter a sua presença dentro de seus grupos de interesses especiais.

Outros fatores, de origem não dentária, também estão a ter um impacto sobre a educação da medicina dentária. Viajar para as reuniões é difícil, demorado, e dispendioso. Estar parado longe do consultório tem um custo proibitivo.

Além disso, muitas das ofertas de formação são de interesse secundário para o médico dentista, e pode ser repetição de conhecimentos já adquiridos. Fabricantes e distribuidores de material e equipamentos dentários “sponcers”  de eventos de medicina dentária estão tendo um tempo mais difícil participando numa vasta proliferação de reuniões dentárias em diversos  município e  cidades.

A ascensão do ensino baseado na web mais uma vez mudou as regras do jogo. Em primeiro lugar, a qualidade da programação online, não sujeita a revisão e a avaliação por pares é muito desigual. Excelentes programas são encontrados lado-a-lado com o desperdício de tempo, e há pouca, se alguma, normalização. A outra preocupação com a educação online é que o provedor pode ter "pontos de venda" específicos e objetivos de marketing,  isso não deve ser um problema, desde que o relacionamento esteja  claramente identificada, o que algumas vezes não acontece. O custo de participar nesses programas varia de ridiculamente caro para totalmente gratuito. O verdadeiro valor para o médico dentista é praticamente impossível de identificar.

Assim, o campo da educação on-line é um campo potencialmente minado para o médico dentista desavisado. Felizmente, existe um sistema de organização, definição e avaliação que tem vindo a ser aplicado à programação on-line. Pela primeira vez, Universidades estão oferecer baseados em formação online certificada,  diplomas e mestrados. Estes são abrangentes, programas de longo alcance que se comparam favoravelmente com os atributos da suas contraparte presencial. Geralmente, os membros do corpo docente são líderes nas suas áreas, utilizando os mais modernos materiais e técnicas.  As revisões de literatura e pesquisas estão mais focadas e detalhadas, e são examinados numa base regular. Exercícios de planeamento de tratamento foram transportados com sucesso para plataformas online. Em muitas disciplinas são necessários por parte dos participantes a preparação de  casos clínicos, alguns com passo-a-passo detalhado. O mais importante para o médico dentista é que toda a formação está disponível online a qualquer momento que for necessário e conveniente. Os médicos dentista  não precisa de parar a sua atividade por um período longo para fazer a sua formação. Quase todos os processos educativos pode ser concluídos a critério dos participantes consoante a sua conveniência, nos seus consultórios ou em casas. Até agora, o único elo que falta na educação online era a interação entre professores e alunos. Hoje, a disponibilidade de etutorials online e (VOTS) ensino interativo preencheu a lacuna, No geral, a educação online é mais fácil e mais conveniente, mas o médico dentista deve selecionar o programa certo para as suas necessidades.

O grande formato impessoal da sala de aula da educação dentária está largamente ultrapassada. Os médicos dentistas estão a  exigir contato pessoal significativo com seus educadores para fazer o tempo de aprendizagem mais relevante para a sua atualização. O valor de envolver o instrutor numa discussão one-on-one não pode ser exagerada. Assim, eventos educacionais pequenos e mais centradas são cada vez mais populares. Os participantes envolvem-se geralmente com um único instrutor  o dia inteiro (ou parte dele). Como se tornam mais familiarizados com o formato de entrega e os processos de pensamento do professor, o processo de transferência de informação para médico dentista em pequenas audiência aumenta a eficácia. Onde há uma oportunidade de experimentar imediatamente os materiais e tecnologias discutidas em configuração hands-on, a experiência de aprendizagem é reforçada.

Como os médicos dentistas têm mais opções no fornecimento de sua atualização,  e exigem que o ensino seja focado no up-to-date, e relevante para a sua prática clínica específica. "Mais material e menos fluff" descreve com precisão uma apresentação bem-sucedida.

Fonte e Créditos: ”Este artigo foi publicado integralmente em primeiro lugar no Dental Economics Magazine, copyright 2016. Texto total reprint com a autorização da  PennWell Corporation.”
Autor: Dr. George Freedman

Clique para ler artigo  original completo:
“The Evolution of Dentistry: What is trending now and what will the future hold?"

— Este artigo foi divido em 5 partes para publicação em português

Para ler a Parte I clicar em:  Parte 1de 5

Para ler a Parte II clicar em:  Parte 2de 5

 

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